[Comunicado] 9 dias de actividades em Dacar para reforçar o combate da rede mundial CADTM contra as dívidas ilegítimas e contribuir para as respostas feministas e internacionalistas à crise multidimensional do capitalismo

8 de Novembro por CADTM International


De 8 a 16 de novembro de 2021, a rede CADTM Internacional reúne-se em Dacar, no Senegal, para reforçar o seu combate contra as dívidas ilegítimas, públicas e privadas, tanto no Norte como no Sul. Num primeiro tempo decorrerá um seminário feminista sobre o microcrédito em África, pretenso mecanismo de luta contra a pobreza, cujos impactos se têm revelado particularmente nefastos para as mulheres. Seguir-se-á a Assembleia Geral do CADTM África, que reúne o conjunto das organizações do continente membros da rede. Esta semana rica em acontecimentos concluirá com a Assembleia Mundial da rede, um momento chave na vida do CADTM.

Após a caravana internacional de 2014 em Marrocos, o fórum social mundial de 2015 em Tunes, o 7.º atelier Ásia do Sul no Sri Lanka, o seminário no Mali e a publicação de um livro sobre o microcrédito em Marrocosem 2017, e a campanha pan-africana de 2019, a rede mundial CADTM prossegue o seu combate contra os microcréditos com um novo seminário consagrado a esta questão, centrado no seu impacto específico sobre as mulheres em África, particularmente no contexto da pandemia de covid. No programa de 8 a 11 de novembro: ateliers, conferênciass e mobilizações, organizadas pela Coordenação Africana da Lutas Feministas e animadas pelos intervenientes de 15 países (África do Sul, Bélgica, Benim, Burquina Faso, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Guiné, Quénia, Mali, Marrocos, Níger, República Democrática do Congo, Senegal, Togo).

A 12 de novembro de 2021 os delegado/as membros da rede africana de uma quinzena de países reúnem-se por ocasião da Assembleia Geral do continente. Na linha de mira estão as respostas a dar à crise da dívida, quando 20 % dos apíses africanos estão em défice de pagamento da dívida. Este assunto foi recentemente abordado pela rede CADTM em Kinshasa por ocasião da terceira universidade do CADTM África, que decorreu de 28 a 30 de outubro de 2021.

Cinco anos após a Assembleia de Tunes, os delegados/as de todas as organizações membros da rede CADTM Internacional reunir-se-ão de 13 a 16 de novembro, para a tradicional Assembleia Mundial da Rede (AMR). N ordem do dia, um programa tão rico quanto apaixonante, com um debate político sobre a situação mundial, completado pelos relatórios continentais e nacionais redigidos propositadamente para esta ocasião. A seguir, um balanço do secretariado internacional partilhado e das actividades da rede CADTM desde a última AMR de 2016, realizada na Tunísia. Embora já tenham sido alteradas em setembro de 2019 pelo Conselho Internacional, a carta política e a carta de funcionamento da rede serão novamente actualizadas, para melhorar a resposta aos desafios actuais. Por fim discutiremos as perspectivas da rede Internacional e os novos pedidos de adesão à rede recebidos nos últimos cinco anos. Os trabalhos da AMR terão tradução simultânea em francês, em inglês e em castelhano. A reunião desenrola-se simultaneamente em linha e em presença.

A rede do CADTM numa palavra

Fundado na Bélgica em 15 de março de 1990, o Comité para a Anulação da Dívida do Terceiro Mundo (CADTM), renomeado Comité para a Anulação das Dívidas Ilegítimas no seguimento da AMR de 2016, é uma rede internacional pela abolição das dívidas ilegítimas e de comités locais sediados na Europa, África, América Latina, Caraíbas e Ásia. Actua em coordenação com outras organizações e movimentos que lutam com a mesma perspectiva pela abolição das dívidas ilegítimas públicas e privadas, pelo abandono das políticas de ajustamento estrutural e contra os acordos de livre câmbio. O CADTM que está empenhado no combate feminista realiza numerosas acções e elabora alternativas para permitir a emergência de um mundo baseado na soberania, na solidariedade e na cooperação entre os povos, no respeito pela natureza, na igualdade, na justiça social e na paz.

O secretariado internacional partilhado da rede CADTM é assegurado conjuntamente pela ATTAC-CADTM Marrocos e pelo CADTM Bélgica.

Contactos :

  • Fatima Zahra El Belghiti: secretária-geral da ATTAC-CADTM Marrocos, fatimazahraelbelghiti1985 [at] gmail.com
  • Omar Aziki: membro do secretariado nacional da ATTAC-CADTM Marrocos e do secretariado internacional partilhado do CADTM, azikiomar2008 [at] gmail.com
  • Éric Toussaint (porta-voz do CADTM Internacional), eric.toussaint4 [at] gmail.com,
  • Beatriz Ortiz (CADTM Bélgica): beatriz.ortiz [at] cadtm.org,
  • Anaïs Carton: anais.carton [at] cadtm.org
  • Contactos gerais: info [at] cadtm.org e remi [at] cadtm.org



Outros artigos em português de CADTM International (25)

0 | 10 | 20

CADTM

COMITE PARA A ABOLIÇAO DAS DIVIDAS ILEGITIMAS

8 rue Jonfosse
4000 - Liège- Belgique

00324 226 62 85
info@cadtm.org

cadtm.org