O CADTM congratula-se com o sucesso da mobilização unitária antifascista em Atenas, de 7 outubro 2020, e a condenação do partido neonazi Aurora Dourada

7 de Outubro por CADTM International


O CADTM saúda o êxito da mobilização unitária antifascista, em Atenas, no passado dia 7 de outubro, bem a decisão do tribunal penal de Atenas que qualifica o partido neonazi Aurora Dourada de «organização criminosa».

Foi nas ruas que se desenrolou o combate contra o grupúsculo neonazi Aurora Dourada, responsável por violências, nalguns casos mortais, cometidas há anos contra pessoas desprovidas de documentação e militantes da esquerda radical. Este combate do movimento antifascista grego contra as violências neonazis proporcionou uma vitória histórica, uma vitória para a Grécia, mas também para o conjunto dos povos da Europa.

(Photo credit : Anna Muchin)

O tribunal penal pronunciou-se e os dirigentes do partido foram condenados. Trata-se de membros do Conselho Político do partido, além de deputados ao Parlamento. Outros indiciados foram condenados pela sua participação na organização mas também por violências (assassínio de Pavlos Fyssas, ataques violentos contra pescadores egípcios, ataques contra membros do sindicato PAME). O chefe do partido, Nikos Michaloliakos, e aquele que foi o número 2 durante anos, Ilias Kasidiaris, ambos simpatizantes do nacional-socialismo, dados como culpados. A multidão explodiu de alegria ao ouvir esta notícia.

(Photo credit : Anna Muchin)

Javied Aslam, um paquistanês anti-neonazi, conseguiu recolher milhares de testemunhos de agressões praticadas pela Aurora Dourada, nomeadamente entre 2010 e 2013. No entanto esses testemunhos foram ignorados durante anos, nomeadamente pelos órgãos «competentes» da polícia e da administração pública, apesar das acções do grupúsculo serem do conhecimento geral.

(Photo credit : Anna Muchin)

Hoje, finalmente, rompeu-se o silêncio.

Segundo o sítio rapportsdeforce.fr:

«Um ajuntamento antifascista enorme, na Alameda Alexandras diante do tribunal de Atenas. Nesta quarta-feira, 7 de outubro, milhares (cerca de 20.000 segundo algumas fontes) de militantes de esquerda, de extrema esquerda e anarquistas vieram aguardar o veredicto do processo contra a Aurora Dourada, o partido neonazi que passou a ter assento no Parlamento em 2012, à boleia da crise grega. O partido estava envolvido no assassínio do rapper antifascista Pavlos Fyssas, em 2013, de que era acusado um dos membros do partido. Mas a acusação envolvia também as tentativas de assassínio perpetradas contra dois pescadores egípcios. Ou seja, três dos mais conhecidos crimes e violências da Aurora Dourada.

Cinco anos de diligências em tribunal, 400 audiências, 68 acusados, 154 testemunhos, 129 advogados, paraa um processo invulgar. Finalmente chegam as primeiras sentenças: o partido é considerado pelo tribunal como uma organização criminosa, o que abre caminho a outras condenações. Nomeadamente a de Nikos Michaloliakos, chefe negacionista da Aurora Dourada, que é sentenciado como culpado da «direcção de uma organização criminosa». Mas também a de Yorgos Roupakias, o assasino de Pavlos Fyssas. As penas ainda não tinham sido pronunciadas ao meio-dia, mas provavelmente serão pesadas. Ao mesmo tempo, a polícia dispersava a golpes de gás lacrimogéneo e canhões de água os manifestantes reunidos diante do tribunal.»

Os membros do CADTM participaram activamente no movimento de solidariedade internacional que exigiu à justiça grega a condenação da Auroa Dourada, nomeadamente apoiando o apelo «Eles não são inocentes», https://www.cadtm.org/Grece-Proces-d-Aube-doree-Ils-ne-sont-pas-innocents.

Recordemos que Mamadou Bah, membro do CADTM, também foi brutalmente agredido por um comando da Aurora Dourada e teve de procurar refúgio na Bélgica - ver https://cadtm.org/Droit-d-asile-pour-Mamadou-Bah e https://www.cadtm.org/Victoire-Mamadou-Bah-obtient-le




Agradecemos a Anna Muchin a sua reportagem fotográfica.

CADTM

COMITE PARA A ABOLIÇAO DAS DIVIDAS ILEGITIMAS

35 rue Fabry
4000 - Liège- Belgique

00324 226 62 85
info@cadtm.org

cadtm.org