6 de Julho de 2016 por Eric Toussaint
Caras amigas, caros amigos, caros camaradas,
O 05 de julho de 2015 será lembrado como um dia em que o povo grego expressou mais uma vez de maneira muito clara a sua rejeição à continuação dos memorandos. A maioria clara que resultou do referendo mostrou que o povo grego mandatava o governo no sentido de se opor com mais firmeza à continuação da destruição dos bens comuns e dos direitos económicos, sociais, culturais, civis e políticos das pessoas. Por toda a Europa e no mundo numerosas forças olharam para a Grécia na noite de 5 de Julho com grande esperança.
Para respeitar a vontade popular, seria preciso implementar um plano alternativo à capitulação. Seria preciso tomar medidas firmes: a suspensão do pagamento da dívida, a socialização dos bancos, a criação duma moeda complementar ao euro, fazer com que os ricos paguem mais impostos, reduzir os impostos que afetam a maioria das pessoas, aumentar a despesa pública para responder melhor à crise humanitária e apelar à mobilização popular. Seria necessário ter como base de sustentação os resultados apresentados 15 dias antes pela comissão para a verdade sobre a dívida pública Dívida pública Conjunto dos empréstimos contraídos pelo Estado, autarquias e empresas públicas e organizações de segurança social. , criada pela então Presidente do Parlamento grego, onde o Syriza depositava na altura as esperanças do povo. Como sabem, essa Comissão composta por 15 estrangeiros e 15 gregos tinha realizado um trabalho muito importante no sentido de dar argumentos às autoridades do país para suspenderem o pagamento da dívida e imporem uma redução radical desta.
Um ano após o 5 de julho de 2015, saúdo os manifestantes que resistem ao 3ª memorando. A luta continua. É preciso abolir as dívidas ilegítimas. É preciso construir uma alternativa unitária à capitulação.
Viva a mobilização popular!
Eric Toussaint, ex-coordenador científico da Comissão para a verdade sobre a dívida pública grega, porta-voz internacional do Comité para a abolição das dívidas ilegítimas (CADTM)
Tradução: Rui Viana Pereira, Maria da Liberdade
docente na Universidade de Liège, é o porta-voz do CADTM Internacional.
É autor do livro Bancocratie, ADEN, Bruxelles, 2014,Procès d’un homme exemplaire, Editions Al Dante, Marseille, 2013; Un coup d’œil dans le rétroviseur. L’idéologie néolibérale des origines jusqu’à aujourd’hui, Le Cerisier, Mons, 2010. É coautor com Damien Millet do livro A Crise da Dívida, Auditar, Anular, Alternativa Política, Temas e Debates, Lisboa, 2013; La dette ou la vie, Aden/CADTM, Bruxelles, 2011.
Coordenou o trabalho da Comissão para a Verdade sobre a dívida pública, criada pela presidente do Parlamento grego. Esta comissão funcionou sob a alçada do Parlamento entre Abril e Outubro de 2015.
15 de Fevereiro, por Eric Toussaint
8 de Fevereiro, por Eric Toussaint
28 de Janeiro, por Eric Toussaint
16 de Janeiro, por Eric Toussaint
8 de Janeiro, por Eric Toussaint
29 de Dezembro de 2021, por Eric Toussaint
17 de Dezembro de 2021, por Eric Toussaint
Apelo
Porquê anular os créditos detidos pelo BCE sobre os países da Zona Euro?7 de Dezembro de 2021, por Eric Toussaint , Sonia Mitralias , CADTM Europe , Paul Murphy , Miguel Urbán Crespo , Andrej Hunko , Cristina Quintavalla , Manon Aubry , Leïla Chaibi
25 de Novembro de 2021, por Eric Toussaint
14 de Novembro de 2021, por Eric Toussaint