Greve geral intensifica luta contra troika em Portugal

26 de Março de 2012


No dia 22 de março, os trabalhadores portugueses foram chamados à primeira greve geral do ano. Ao contrário da última, em novembro passado, a greve foi apenas convocada pela central sindical CGTP, porque a UGT escolheu desta vez não apoiar à greve. A direção da UGT assinou um cordo em conjunto com o governo da direita (PSD/CDS) e o patronato, que define novos ataques ao salário e aos direitos laborais. Descontentes com essa orientação, cerca de duas dezenas de sindicatos filiados na UGT apelaram à participação nesta greve.

Desde a convocatória da greve, dois meses depois do congresso da CGTP que substituiu o secretário-geral ao fim de 25 anos de liderança, o governo e os media fizeram tudo para menorizá-la, apontando-a como um momento simbólico de afirmação do líder recém-eleito. Mas os efeitos da greve foram bem reais e fizeram-se sentir sobretudo no sector portuário e nos transportes nas grandes cidades. Noutros sectores, a adesão não foi tão forte como na greve geral conjunta de novembro, mas foi suficiente para paralisar também muitas fábricas e serviços públicos.

O dia da greve geral ficou marcado por mais de 30 manifestações em todo o país e pela violência policial, cujas imagens correram mundo, contra manifestantes e jornalistas no centro de Lisboa. A mesma situação de violência já tinha sido registada na greve de novembro, com as TV’s a mostrarem imagens de espancamentos de manifestantes por parte da polícia, mas ao fim de quatro meses, ainda não há resultados do “inquérito urgente” prometido pelo Governo.

Apesar da campanha permanente acerca da inevitabilidade da austeridade ditada pela troika Troika A Troika é uma expressão de apodo popular que designa a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional. FMI-BCE Banco central europeu
BCE
O Banco Central Europeu é uma instituição europeia sediada em Francoforte e criada em 1998. Os países da zona euro transferiram para o BCE as suas competências em matéria monetária e o seu papel oficial de assegurar a estabilidade dos preços (lutar contra a inflação) em toda a zona. Os seus três órgãos de decisão (o conselho de governadores, o directório e o conselho geral) são todos eles compostos por governadores dos bancos centrais dos países membros ou por especialistas «reconhecidos». Segundo os estatutos, pretende ser «independente» politicamente, mas é directamente influenciado pelo mundo financeiro.
-Merkozy, os trabalhadores mostraram que não estão dispostos a aceitar sacrificar-se em nome de uma dívida que será muito maior quando acabar o prazo da intervenção da troika. Na realidade dos números oficiais, Portugal tem hoje mais de um milhão de pessoas desempregadas, mas com idade e vontade de trabalhar. Um em cada três jovens está desempregado, mas nestas contas não entram os muitos milhares que já desistiram de procurar emprego nem aqueles que já emigraram. E enquanto isso, o governo assume o papel de “cobrador da troika”, aumentando os impostos e os preços de bens e serviços públicos essenciais e cortando no apoio a quem já teve emprego e foi empurrado para a miséria em poucos meses.

Com a maior taxa de desemprego de sempre, há mais de dois milhões de portugueses a viver abaixo do limiar da pobreza e os cortes orçamentais afetam também os apoios sociais a quem passa por mais dificuldades. A grande maioria dos desempregados simplesmente não tem acesso ao subsídio e com o aumento do desemprego de longa duração a situação vai agravar-se. Nos serviços públicos, a situação não é melhor. Nos hospitais já há denúncias de falta de material básico e o pico anormal da mortalidade em fevereiro não poderá ser explicada apenas pela gripe e frio. Outra explicação é que o Governo introduziu novas barreiras ao acesso à saúde pública, com o aumento das taxas moderadoras – há dias soube-se de um desempregado de 60 anos a quem cobraram 160 euros por uma biópsia à próstata num hospital público – ou o fim da comparticipação no transporte para consultas, que deixa muitos idosos pobres sem meios para se deslocarem dezenas de quilómetros ao hospital.

À medida que os efeitos dos cortes se intensificam e aumenta a especulação Especulação Operação que consiste em tomar posição no mercado, frequentemente contracorrente, na esperança de obter um lucro. sobre a iminência de um novo empréstimo da troika com juros proibitivos, o que vai multiplicar ainda mais a dívida e a austeridade, há cada vez mais gente a ganhar consciência de que este círculo vicioso de empobrecimento não resulta. O primeiro-ministro já não sai à rua sem ser vaiado e o presidente da República já teve de fugir de manifestações. Mas falta dar expressão política a este descontentamento e mobilizá-lo em nome de uma alternativa. Esta greve geral foi mais um passo nessa direção.



CADTM

COMITE PARA A ABOLIÇAO DAS DIVIDAS ILEGITIMAS

35 rue Fabry
4000 - Liège- Belgique

00324 226 62 85
info@cadtm.org

cadtm.org